A população brasileira está cada vez mais consciente sobre os benefícios da cannabis medicinal. É o que mostra uma pesquisa do instituto Datafolha realizada com mais de 2.000 pessoas em setembro: 76% dos brasileiros são favoráveis ao uso medicinal da cannabis.

A pesquisa também revela um avanço no nível de informação sobre o tema. 85% afirmaram conhecer alguma coisa sobre cannabis medicinal, embora apenas 32% se considerem bem informados. Esses números indicam que a educação sobre o assunto tem crescido — mas ainda há espaço para combater o estigma e ampliar o acesso à informação de qualidade.

Outro dado importante: mesmo entre aqueles que nunca utilizaram cannabis medicinal (97%), 60% aceitariam fazer um tratamento com canabinoides caso fosse recomendado por um médico. Isso demonstra uma disposição da população em confiar na ciência e em tratamentos alternativos quando bem orientados.

O apoio ao uso medicinal é suprapartidário: 73% dos eleitores de Lula e 59% dos eleitores de Bolsonaro são favoráveis. Ou seja, o consenso social sobre os benefícios da cannabis vai além de divisões políticas.

No entanto, apenas 3% dos entrevistados disseram já ter utilizado produtos com cannabis medicinal — o que reforça a importância da democratização do acesso, seja por meio de políticas públicas, judicialização ou clínicas especializadas.

Por fim, 67% dos brasileiros são favoráveis ao cultivo para fins científicos e farmacêuticos, ainda que essa prática hoje seja permitida apenas com autorização judicial.

O Brasil está pronto para avançar. Falta agora que as regulamentações acompanhem o desejo da sociedade.

Artigo adaptado do site: https://www.usahempbrasil.com/blog/pesquisa-indica-que-76-dos-brasileiros-aprovam-uso-medicinal-da-cannabis